Business Eventos & Serviços

Business Eventos & Serviços

Selo de qualidade Abeoc Brasil vai certificar empresas e serviços do mercado de eventos

Selo de qualidade Abeoc

“A ABEOC BRASIL – Associação Brasileira de Empresas de Eventos – abriu inscrições para a edição 2018 de seu Selo de Qualidade, em parceria com a ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. Lançado em 2014, dentro do Programa de Qualidade ABEOC BRASIL, o Selo de Qualidade foi criado com o objetivo de atribuir excelência ao mercado de eventos e certificar essa qualificação para os seus clientes. Ao todo, 99 empresas de todo o País participaram. A meta agora é renovar essa certificação e ampliar a gama de empresas detentoras do Selo.
“O Selo de Qualidade se mostra como uma das principais missões da ABEOC BRASIL, uma vez que busca o aprimoramento da atividade e a melhoria da qualidade dos serviços do mercado de eventos como um todo. Queremos divulgar a certificação, assim como as empresas certificadas para que obtenham relevância, enquanto empresas de qualidade e nas quais se pode confiar”, resumiu Fátima Facuri, presidente da Associação.
O vice-presidente de Convênio da ABEOC, Sérgio Bicca, ressalta que uma empresa certificada certamente terá melhores processos internos e será mais produtiva e lucrativa. “Muitas vezes, se percebe isso depois de algum tempo, mas tem sido o depoimento geral das empresas que realmente se empenharam no entendimento das mudanças internas que todo esse treinamento traz. Não significa, diretamente que cada empresa vai ‘ter mais clientes’, mas terá maior chance de buscá-los e retê-los, aumentando as chances de crescimento de lucro em função da melhor produtividade”, acrescenta.
Luiz Carlos Barboza, da LCB Consultoria, que vai preparar as empresas que buscam conquistar o Selo de Qualidade por mais três anos, explica a importância da pareceria com a ABNT: “Um Selo de Qualidade precisa ter credibilidade junto às empresas e ao mercado. A ABNT é uma das mais reconhecidas certificadoras que atuam no mercado brasileiro. Portanto, juntam-se as imagens e credibilidades da própria ABEOC com a ABNT, uma entidade independente e reconhecida no Brasil e no exterior. Com isso, todo o processo de avaliação das empresas e a consequente concessão do uso do Selo de Qualidade ABEOC Brasil seguem os mais rigorosos e reconhecidos padrões de avaliação de conformidade praticados em todo o mundo.”

A logística da certificação

A certificação é um processo no qual as empresas são avaliadas, segundo critérios pré-definidos, com a finalidade de verificar se elas estão cumprindo os requisitos mínimos para que seja considerada, perante ao mercado, que executa seus serviços com qualidade. Portanto, a empresa aprovada recebe um atestado público que está estruturada para atender seus clientes com serviços de qualidade.
“No caso do Selo de Qualidade ABEOC Brasil a empresa é avaliada pelos seus clientes, pelos seus fornecedores e prestadores de serviços externos, pelos seus funcionários, pelo seus sócios e dirigentes, e finalmente por um auditor credenciado da ABNT, que vai até a empresa e verifica in loco o cumprimento dos requisitos da qualidade. A empresa deverá obrigatoriamente apresentar seu Plano Anual de Melhorias e também seu Procedimento de Tratamento de Reclamações de Clientes. A certificação é efetivamente um processo criterioso de avaliação da empresa quanto à sua prestação de serviços com qualidade”, detalhou o consultor Luiz Carlos Barboza.

São Paulo sai na frente

No dia 13 de agosto, aconteceu a primeira reunião, em São Paulo, envolvendo empresas em busca do Selo de Qualidade ABEOC BRASIL. Destas, nove (de um total de 10) foram certificadas em 2014 e querem renovação, ou seja, 90% de adesão. Sérgio Bicca compareceu ao encontro e deu as boas-vindas aos participantes, ressaltando a importância do engajamento desde o lançamento.
Ele orienta que os interessados, de todo o Brasil, na certificação ou apenas na qualificação devem entrar em contato, para informações e solicitação de inscrição, pelo e-mail abeoc@abeoc.org.br.

Sobre:

ABEOC BRASIL
Associação Brasileira de Empresas de Eventos, tem 41 anos de atuação como associação de classe, sem fins lucrativos, com representação nacional, estando em 11 Estados do Brasil, representando as empresas organizadoras e os prestadores de serviços para eventos – www.abeoc.org.br.

ABNT
A Associação Brasileira de Normas Técnicas é o órgão responsável pela normalização técnica no Brasil, fornecendo insumos ao desenvolvimento tecnológico brasileiro.

LCB Consultoria
Tem vinte anos de atuação no mercado brasileiro e internacional dedicando os seus esforços em tornar as empresas mais competitivas nos mercados que atuam. Dentre as dezenas de projetos destaca-se o setor de turismo: Instituto da Hospitalidade, ABEOC, ABOTTC, ABAV, ABIH, CNTUR e outras entidades.

Fonte: ABEOC